quinta-feira, 3 de abril de 2008

Eu só quero DORMIR em paz....


Depois de estar há praticamente 3 anos de tratamentos, medicamentos e até cirurgia na cabeça (que não surtiu o efeito que deveria, ou seja, não teve nenhum resultado), meu médico ontem (neurocirurgião), resolveu seguir uma nova linha de investigação para tentar saber o que talvez está me dando esta MALDITA dor de cabeça que não me deixa em paz.
Tudo isso porque ele diz que não é enxaqueca, e que minhas dores não estão relacionadas ao cisto aracnóide (o que foi supostamente operado)... Resultado?


O que é Polissonografia?

A Polissonografia é o método mais objetivo para avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através do registro de três parâmetros mínimos que são o eletroencefalograma, eletrooculograma e do eletromiograma submentoniano pode-se quantificar e qualificar o sono do indíviduo. O registro de parâmetros acessórios como fluxo aéreo nasal, a oximetria, o esforço respiratório, o eletrocardiograma, o eletromiograma tibial anterior, dentre outros, são realizados conforme o objetivo do estudo e contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.


Como é realizado o exame?

Em um laboratório de sono sob a supervisão de um técnico ou enfermeiro treinado para este fim. O paciente dorme com sensores fixados no corpo que permitem o registro do sono, os sensores (ou eletrodos) são fixados de forma que o paciente possa movimentar-se durante o sono, sem interrompê-lo.


Quais são as indicações para realização deste exame?

A Polissonografia é útil na investigação, no tratamento e no seguimento de pacientes com distúrbios do sono.

As principais indicações de polissonografia são:

1 - Sonolência diurna excessiva (narcolepsia, hipersonias idiopática ou recorrente etc);

2 - Distúrbios respiratórios durante o sono (roncos, síndrome de apnéia obstrutiva do sono, síndrome de aumento de resistência das vias aéreas superiores, etc.);

3 - Instalação do CPAP (máscara na forma de ar compressor no caso de apnéia);

4 - Controle pós-tratamento (cirurgia, sonoplastia, aparelhos bucais, etc.) de síndrome de apnéia obstrutiva do sono;

5 - Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono;

6 - Distúrbios de comportamento que ocorreram durante o sono (sonambulismo, distúrbios de comportamento do sono rem, epilepsias, etc.);

7 - Síndrome de pernas inquietas e movimentos periódicos dos membros;

8 - Insônia. Em alguns casos a indicação é absoluta, em outros é relativa.


Olha, depois de ler tudo isso aí em cima, o que posso dizer é:

- DEFINITIVAMENTE NÃO TENHO DISTÚRBIOS NO MEU SONO!!! Não preciso nem fazer exame para saber... Mas já que são orientações médicas, tá bom, vamos lá....

Já tomei vários tipos de remédios, inclusive estou naquela situação de ter que tomar remédio todo santo dia, praticamente no mesmo horário, que nem idoso... mas nada faz efeito... Fico dias e mais dias, dormindo e acordando com essa "maledita" e nada de saber o que pode estar causando isso... Algumas vezes ela é causada por stress e irritação, isso eu já percebi, mas não sou uma pessoa que fica stressada facilmente. Precisa muito para me tirar do rumo!


Agora, a pergunta que não quer calar:
- Quem consegue dormir aparelhado, cheio de fio pendurado, em um lugar estranho, sabendo que estão te vigiando que nem no Big Brother???
Será que isso vai dar certo?

Está marcado para dia 28/04, e depois que sair o resultado: eu conto!!!

Nenhum comentário: